psicologos volta redonda com os quais você já estava acostumado obsoletos e incentivá-lo a buscar maneiras mais eficientes de fazer as coisas. Ela pode ensiná-lo algo novo e providenciar informações que você pode nunca ter pensado serem úteis para sua vida. A outra pessoa pode ter outras obrigações e estar indisponível para ajudá-lo no momento, ou sentir que não é a pessoa certa para o trabalho. Nunca se deve ver o “não” como um atestado de que você não é bom o suficiente. Grande parte das pessoas tenta construir e seguir uma narrativa de que está tudo maravilhoso em suas vidas, mesmo quando a sensação é de que tudo está prestes a desmoronar. Todos nós nos sentimos sobrecarregados de vez em quando, seja com o trabalho, o cuidado com os filhos ou um problema específico.
Janeiro Branco
Quando a sensação de que tudo está perdido e de que as coisas não vão dar certo domina o indivíduo, ele se vê em uma situação de estresse, pressão e angústia contínuos e a qualidade de vida se torna muito prejudicada. “Há pessoas que conseguem transitar bem por esse ambiente ainda que seja desconfortável. Se você tem dificuldade de se relacionar por ser tímido, apresenta baixa autoestima e medo de se expor, como numa entrevista de emprego, por exemplo, a ajuda psicológica pode te auxiliar, afirma o psicólogo clínico e psicanalista Wagner Marinho. Um indivíduo com suspeita de depressão, ansiedade, distúrbio alimentar, síndrome do pânico e outras condições, por exemplo, pode receber um diagnóstico concreto ao conversar com um psicólogo.
Sem dinheiro para fazer terapia? Veja opções gratuitas ou a partir de R$ 1
Também há serviço ambulatorial e de internação do Hospital Nina Rodrigues, referência no atendimento aos portadores de transtorno de saúde mental, com serviço de urgência e emergência psiquiátrica 24h. Além disso, o Centro de Convivência e Cultura Arte de Ser (CECO) acolhe pessoas sem ou com transtorno mental, encaminhadas pela Rede de Atenção Psicossocial de Rio Branco. Ele oferece oficinas terapêuticas e atividades coletivas que facilitam o convívio, a troca, a construção de laços sociais e a consequente inclusão social dessas pessoas. A rede conta com a existência de estruturas de atendimento especializadas, como os CAPS, que promovem trabalhos com focos distintos. No entanto, alguns estigmas e a falta de conhecimento sobre esses organismos dificultam o acesso a tratativas precoces e ajuda qualificada. No entanto, muitas pessoas não têm como pagar por esses tratamentos e também não têm um plano de saúde que cubra os custos. Geralmente, as pessoas procuram um psicólogo quando não conseguem mais ver soluções possíveis para os seus problemas.
Cadastramento para atendimento on-line
Não tenha vergonha e fale tudo o que lhe incomoda e o que está acontecendo com você. O profissional não está ali para julgá-lo, mas para acolhê-lo e definir, juntamente com você, as melhores estratégias de tratamento. Caso o próprio clínico ou o psicólogo identifique que o seu sofrimento se encaixa num quadro moderado ou grave, ele pode realizar o encaminhamento para uma unidade do CAPS. Trabalhe o seu autoconhecimento e a sua autonomia para ressignificar essas situações. O ideal é agendar uma consulta com um psicólogo para investigar o que pode estar havendo. Converse com um psicólogo para falar mais profundamente sobre essas questões, será muito importante para você.
O que considerar antes de marcar uma consulta com um psicólogo?
Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e psicoterapia. Nele você encontrará dicas do que considerar na escolha do seu psicólogo. Entretanto, pedir conselhos, percepções e opiniões de outras pessoas enriquece o seu conhecimento do problema a ser solucionado. Essa tática traz bons resultados em várias áreas de nossas vidas.

Outras opções disponíveis são alguns canais de emergência, como o do Centro de Valorização da Vida (CVV) por exemplo. Durante a pandemia eles investiram no aumento de ramais da linha 188 para melhorar o atendimento remoto, que é gratuito e está disponível 24 horas por dia. São atendimentos pontuais que podem ajudar muito em diversas situações, e caso necessário eles também podem indicar maior acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra. No entanto, apesar das evidências em favor desses tratamentos, ainda são poucas as pessoas que os acessam ao fazer uma consulta psicológica. Isso se deve à existência de uma lacuna entre a pesquisa e a prática clínica, que, felizmente, está sendo reduzida nas novas gerações com maior utilização de tratamentos baseados em evidências. Atualmente, existem mais de 2 mil centros de CAPS em funcionamento no país. Pacientes recebem atendimento psicológico, assistência médica e cuidado terapêutico conforme suas necessidades. Além disso, a psicoterapia alivia sentimentos desagradáveis que podem culminar em condições psicológicas graves. Você tem dificuldades para explicar como realmente está se sentindo – ou mesmo para identificar suas emoções?
Vantagens do atendimento psicológico online
- E a saúde mental da população se agravou com os efeitos da pandemia, percebidos em diversas áreas.
- Seja pela sensação de onipotência e não quererem demonstrar fraqueza ou por acharem que precisam estar sempre fortes para ajudarem aos outros.
- É apenas uma questão de avaliar sua capacidade de tolerância – tudo o que lhe faz sentir oprimido ou te impede de funcionar direito merece a atenção de um terapeuta, assistente social ou psicólogo.
- Então, em alguns casos, vale investir na psicoterapia para ter um acompanhamento duradouro e de qualidade.
- Essas alegações só geram atraso na resolução de questões fundamentais para uma vida mental saudável e equilibrada.
A oferta de cuidado ocorre de acordo com a condição de saúde e necessidade do paciente e acontece nas UBSs e nos CAPS. Para pessoas com deficiências (seja auditiva, visual, motora ou intelectual), há atendimento psicológico e psiquiátrico nos Centros de Reabilitação (CER). Já pessoas com transtornos mentais severos podem ser atendidas nos CAPS. A secretaria afirma que oferece tratamento psicológico nas Policlínicas do Vinhais, Diamante e Cidade Operária, em São Luís, que contam com o serviço de psicologia clínica tanto para crianças e adolescentes, como para adultos e idosos. É muito importante procurar o apoio de um psicólogo quando você desconfia de alguns destes indícios. Dessa maneira, podem continuar fazendo as coisas do seu jeito, mesmo que os resultados não sejam positivos. Outra ajuda significativa que você pode receber é em relação ao seu emocional. Você pode se sentir mais confiante e seguro de si com esses novos recursos intelectuais. Se você aceitar receber ajuda de alguém habilidoso e experiente, essa pessoa trará também o seu conhecimento e competências desconhecidas. Dessa forma, você não consegue o que deseja; nenhum dos seus projetos vai para frente; não tem vontade de ver os amigos ou familiares; segue com seus afazeres diários apenas por obrigação. A desatenção leva a erros no trabalho, gerando conversas incômodas com o chefe. As pessoas começam a saber notar a diferença em seu humor e feições, expressando preocupação através de perguntas referentes à sua saúde. É provável que as suas respostas sejam predominantemente “eu não sei”. Isto é, não há razão para estar triste, mas você não consegue afastar o sentimento. Tristeza, apatia, desesperança, perda de interesse, cansaço, mudanças bruscas de humor, falta de concentração, taquicardia, medo infundado, culpa e choro sucessivo. Se você tem sentido esses sintomas, de forma associada e com frequência, pode ter a certeza de que não está sozinho. Eles podem ser indicativos de quem sofre transtornos mentais, que afetam cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Um estudo recente, inclusive, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, mostra que 6 trilhões de dólares serão gastos com esses transtornos até 2030 no mundo. O SUS disponibiliza diversos medicamentos antidepressivos, ansiolíticos e antipsicóticos nas farmácias da rede pública. É possível retirar as medicações também com a receita de um médico particular.